“Cultura Portugal” – 15.ª Mostra de Cultura Portuguesa em Espanha – 2017

0
888

Foi apresentado no dia 19 de setembro de 2017, em Madrid, pelo Embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro de Menezes, e pelo Conselheiro Cultural, Pedro Berhan da Costa, o programa da 15.ª Mostra de Cultura Portuguesa em Espanha, “Cultura Portugal”, que terá lugar até 19 de dezembro.

Organizada pela Embaixada de Portugal com a colaboração do Camões, I.P., e de várias instituições públicas e privadas, Cultura Portugal é uma montra da realidade cultural portuguesa, no que concerne a indústrias culturais criativas tais como a música, artes plásticas, arquitetura, literatura, cinema e teatro. Serão cerca de quarenta iniciativas que incluirão também propostas gastronómicas.

Na área da música, Mariza (18 de dezembro, em Madrid) será cabeça de cartaz, numa programação que inclui nomes como Cuca Roseta (29 de novembro) e os The Gift (12 de dezembro).

Um festival de música alternativa, Portugal Alive, também irá levar a Madrid e Barcelona, a partir de sexta-feira, 22 de setembro, os grupos portugueses Gala Drop, Sensible Soccers e Pega Monstro.

Nas Artes Plásticas, destaque para a exposição de pintura «Vieira da Silva / Arpad Szenes — Confluências», em Madrid, a partir de 06 de outubro, no Centro Cultural Conde Duque.

Na arquitetura, será inaugurada a exposição «Carrilho da Graça: Lisboa», centrada na relação do arquiteto com a capital portuguesa, e que foi inaugurada em 2015, no Centro de Cultural de Belém, em Lisboa. A mostra tem cumprido uma itinerância por diferentes cidades, na Europa e na América Latina, desde então, tendo ultrapassado os 80 mil visitantes.

A inauguração, prevista para 18 de dezembro, no Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, será antecedida da conferência «Lisboa», pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça, no dia 15.

O cineasta José Miguel Ribeiro leva dois filmes — «Estilhaços» e «Nayola», em 22 de novembro – à cinemateca do centro de Cultura Matadero da capital espanhola, que também irá apresentar a peça de teatro «África Fantasma», de João Samões (28 e 29 de setembro).

A programação da «Cultura Portugal» começa na noite de 19 de setembro, em Madrid, com o cozinheiro Mickael Moreira a elaborar pratos típicos portugueses no restaurante Frangus.

Sevilha, Oviedo, Vigo, Segóvia e Bilbau são algumas das outras cidades espanholas incluídas na programação da mostra de cultura portuguesa.

No arranque desta edição, o Embaixador de Portugal destacou a importância de dar a conhecer a cultura portuguesa em Espanha através de um espaço privilegiado como a Cultura Portugal, que terá lugar em Madrid e em outras 10 cidades espanholas. Francisco Ribeiro de Menezes destacou ainda a recente presença de Portugal como país convidado da Feira do Livro de Madrid. Um evento que considerou extraordinário e que permitiu conhecer o interesse do público espanhol pelas letras portuguesas.

Programação detalhada em: www.culturaportugal.com